quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

São Paulo 458 anos: quantos de inclusão?


por: Daniel Nogueira Chignoli / Frei David Santos / Reinaldo João de Oliveira


O aniversário da cidade de São Paulo nos traz questionamentos e também motivações de pensar quais sejam as alternativas viáveis para a sua importância. Primeiramente, enquanto modelo/projeto de cidade, São Paulo não soube incluir o povo negro e pobre em geral, como é inegável que esses são maioria marginalizada e excluída, como bem observam as estatísticas.  Essa situação está mais piorada sem o devido envolvimento da cidade de contrastes profundos, com políticas excludentes intensificadas no caso desta varredura da “Cracolândia”, por exemplo.

Cracolândia: realidade presente em várias localidades de SP.

Com muito custo a comunidade negra conquistou o feriado de 20 de novembro, dia do grande líder histórico, ZUMBI DOS PALMARES. Os ditos "donos da cidade de São Paulo" entraram na justiça para derrubar este direito. A briga vai continuar na justiça com muitos recursos das partes.

O exercício da opressão, através das “políticas públicas de limpeza social” faz com que entendamos que as injustiças estão sempre já previstas dentro desse sistema, onde rege privilégio da impunidade de alguns e estimula a exclusão, pois depende dela pra se manter. O “escravo passivo” do mercado está cativo e não consegue reagir, pois lhe falta o empoderamento como cidadão, o acesso aos seus direitos básicos. Assim, o sistema o mantém irresponsavelmente girando a roda-viva dessa engrenagem do mercado. E a torneira da exclusão, não estancada pela ambição do consumo, do prazer como desfrute é um drama que se dá na vida dos ditos cidadãos de hoje, na Grande São Paulo, nestes seus 458 anos.

A ação da PM é determinante na efetivação dessa "política" 

São Paulo é a capital da violência aos mais pobres e da segurança aos mais ricos, fruto também dessa desigualdade que se apresenta como injustiça social, corrupção e vícios do sistema, que opta pela metodologia da discriminação, excluindo os pobres, os negros, os doentes – proibindo-os de vencer, ou acender de suas condições desumanas.

Desenvolver, ou pensar, estratégias de controle, disfarça a ideologia do atual sistema. A economia ainda pode ser uma solução para a realização social no mundo, se houvesse interesse de mudar essas realidades. Bastaria querer encontrar os meios, e esses meios não se dão sem o negro pobre. Assim, é preciso pensar sua cidadania, ao invés de uma limpeza étnica, social no seio da cidade, nos espaços de direito cidadão.

Repensando a história, como as heranças deixadas pelos sistemas de exploração, muitas foram influências da formação atuante do “povo paulistano” de ontem e de hoje, e junto à formação do povo está a formação de SP: das grandes comunidades, do Capão Redondo à Heliópolis – todas elas fazem parte da paisagem e da história de São Paulo também. São estes espaços que os ricos deixaram para os pobres, mas que estes últimos revolucionaram e encontraram seus próprios meios de sobreviver. Mas o tal desenvolvimento que agride os atuais moradores da cidade de São Paulo, revela os entraves e as conjunturas sócio-históricas geradoras de conflitos mal resolvidos, e os desafios urgentes que temos para pensar e articular as mudanças. Para mudanças no modelo de gestão e de leis mais justas, basta pensarmos que os subprefeitos não são eleitos, mas nomeados pelo prefeito e, em geral, são coronéis da PM aposentados, ganhando 27 mil reais por mês.

Manifestação na Catedral da Sé - 25/01/2012 - prefeito Kassab fugindo de manifestantes, violência e repressão policial.

Hoje, na comemoração do aniversário desta cidade, precisamos ter em mente os nossos povos e notar que essa cidade, capital das desigualdades, está ainda descompromissada com o povo em busca das oportunidades. Essa política atual que revela apenas um lado de interesses e que servem apenas as “classes dominantes”, da burguesia, que reprime as classes populares, nessa repressão que é constante e contribui para os problemas da cidade gerando uma exclusão cada vez maior. Os mais pobres são sempre os braços, as pernas, que mantém viva a engrenagem dessa grande máquina, mas para esses o que a cidade lhes reserva são apenas condições precárias de se manterem como proletários, seguindo a corrente dos escravos de ontem, enforcando-os como fizeram outrora, no atual Bairro da Liberdade.

Igreja no bairro da Liberdade-SP : o nome da Igreja faz memória aos escravizados, vítimas deste período da história: “Igreja dos Enforcados”

Sabemos que insistir na irracionalidade de enforcar ou chutar o povo, não é sucesso algum para um modelo de gestão política, que insiste em manter ou gerar “sujeira” que de vez em vez, algumas dessas “na surdina”, quando possível, uma limpeza na “consciência” do que não se consegue administrar. Não há como aceitar que vivemos uma democracia, onde o que se prega sobre igualdade não passa de piada, com tantas diferenças rejeitadas e empurradas para debaixo do tapete.

O aniversário de São Paulo só poderá ser comemorado se todos o fizerem, havendo verdade na política de gestão da cidade – escancarar essa hipocrisia presente na sociedade paulistana, e acreditar que a solução só pode passar pela “integração do povo negro e do pobre” nos serviços públicos e ao comando da cidade e de seus bairros. Assim, faremos de São Paulo uma cidade completa que se reconciliou com o seu passado.




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